Instituto Pensar - EUA começam distribuição da vacina da Pfizer

EUA começam distribuição da vacina da Pfizer

por: Nathalia Bignon 


Pessoas aplaudem caminhões que transportam os primeiros carregamentos da vacina contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech que saem de fábrica no Michigan, EUA ? (Foto: Jeff Kowaslsky / AFP)

Os primeiros caminhões com vacinas contra a Covid-19 produzidas pela Pfizer começaram a deixar a fábrica, instalada no estado americano de Michigan, nos Estados Unidos, neste domingo (13). Centros de distribuição de todo os Estados Unidos receberão doses da vacina a partir de centros de distribuição instalados em todo o país.

Na manhã do domingo, as operadoras de logística Fedex e UPS iniciaram o processo de distribuição do imunizante em todo o país. As duas empresas estão colaborando para facilitar a viabilização dos frascos que devem ser transportados a baixíssimas temperaturas durante todo o trajeto. Para isso, são usadas caixas com gelo seco e sensores GPS para garantir que cada lote permaneça na temperatura ideal.

Grupos de risco são prioritários

De acordo com o chefe da Operação Warp Speed, general do Exército Gus Perna, as primeiras vacinas devem chegar na manhã desta segunda-feira (14) a 145 dos 600 postos de vacinação estabelecidos para cobrir o país.

Os demais pontos devem começar a ter vacinas disponíveis um ou dois dias depois. A meta é que parte dos 50 estados do país tenham acesso à vacina para imunizar populações prioritárias: em um primeiro momento, pessoas que vivem ou que trabalham em lares de idosos e profissionais de saúde. A princípio, cerca de 3 milhões de doses devem sair de fábricas da Pfizer, no Michigan e em Wisconsin, o que não será suficiente para atender às necessidades mais urgentes na maioria dos estados do país.

Leia maisPazuello é "fantoche apalermado? e Bolsonaro tem "estupidez assassina?, diz Folha

Porém, o governo espera que a cadeia de produção e distribuição mantenha uma "cadência constante? para poder administrar 40 milhões de doses da vacina até o final do ano, o que serviria para imunizar pelo menos 20 milhões de pessoas com uma vacina que exige de duas doses com três semanas de intervalo.

Maior campanha de vacina dos EUA

Este é o início da maior campanha de vacinação da história dos Estados Unidos e do mundo ? cinco países já estão administrando a vacina da Pfizer ? para combater uma pandemia que deixou quase 300 mil mortos nos Estados Unidos e mais de 1,6 milhão no mundo inteiro.

Food and Drug Administration (FDA), a autoridade sanitária dos Estados Unidos, aprovou na última sexta-feira (11) o uso emergencial da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela americana Pfizer em parceria com a empresa alemã de biotecnologia Biontech. A decisão segue a recomendação de um órgão consultivo, que recomendou o inoculante para uso emergencial em maiores de 16 anos.

O?anúncio?foi?feito?pela?diretora?científica?da?agência,?depois?de?o?processo?de?aprovação?ter?se tornado?notícia?em meio às?pressões?políticas?da?Casa?Branca,?que?ameaçou?demitir?o?responsável?da?FDA,?caso?o?organismo?não?aprovasse?a?utilização?da?vacina?até?ao?final?de?sexta-feira.

Segundo?o?jornal americano?The Washington?Post,?o?chefe?de?gabinete?da?Casa?Branca,?Mark?Meadows,?ordenou?à?FDA?que?apressasse?o?processo?de?aprovação?da?vacina. Caso?contrário,?o?chefe?da?FDA,?Stephen?Hahn,?deveria?se demitir.

O?jornal?citava?várias?fontes?associadas?ao?processo?sob?a?condição?de?anonimato,?precisando?que?a??ameaça??de?Washington?fez?com?que?a?aprovação?fosse?apressada.

Com informações da Deutsche Welle Brasil



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: